terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Reação química.

           É apenas reação química. E elétrica. Os omics permitiram o estudo molecular dos aminoácidos e proteínas pela espectrometria de massa e agora temos muita coisa mapeada. Sobre o genoma, alterações agudas e de longo prazo vão talhando e remodelando tais reações. Sob este ponto de vista fica meio difícil aceitar livre arbítrio, sugere mais remodelamentos aleatórios, no entanto a opção de civilidade, mediada por ato de gentileza, esconde elos ainda não decifrados.
           Muito interessante, quando nos referimos ao stress pós traumático e observamos a alteração da resposta elétrica e química. Passando naturalmente pela alteração epigenética, com resultantes agudas e crônicas. Não compreendemos ainda porque há uma acetilação da cadeia de DNA e como isso ocorre de maneira tão precisa.
         A grande notícia é que o estilo de vida pode determinar ou recuperar, digo hábitos não só previnem a doença, como tratam. Desta forma, mesmo não entendo o porquê, sabemos como não ficar doentes. Basta assumirmos todos os remodelamentos.
            
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário