quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

O Epigeneticista Acidental.

      Richard Trenblay é um psicólogo canadense que estudava comportamento agressivo adulto. Depois passou a relacioná lo com o comportamento na adolescência. Teve a oportunidade de estudar crianças, mas não foi o suficiente. Estudou as mães e gostaria de abordá las antes até de ficarem grávidas.
      Uma reportagem sobre este grande cientista saiu na Nature de 2 de janeiro de 2014, volume 505, pags 14-17. Mais interessante ainda foi a descoberta que ele fez a partir de 2004, quando evidenciou o registro epigenético do meio, no caso a relação dos pacientes com as mães. Ele descobriu que havia metilação de um determinado cluster de genes, que redundavam por exemplo, em uma menor quantidade de serotonina em pacientes estressados, bem como uma maior quantidade de mediadores inflamatórios como a inteleucina 6, neste mesmo pacientes.
      Um dos pioneiros nos estudos longitudinais de psicologia em violência, passou a entender que o meio produzia um registro químico. E sues trabalhos foram além, grupos com intervenção e controle confirmaram como se pode mudar o futuro.
    James Hackman, prêmio nobel em economia, participante de alguns projetos com Trambley, escreveu que " Há um corpo de evidência, vindo de experimentos vertdadeiros e naturais, que mostram que as experiências nos primeiros anos da vida afetam os desfechos de longo prazo, tais como crime, saúde e salário ".
        
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário